LER E ESCREVER COM AUTONOMIA
Ler e escrever com autonomia no 3º ano:
direito do aluno, compromisso nosso.
Metas a serem alcançadas
. Ler e escrever com autonomia
. Matriz de referência em leitura e escrita
Matriz de referência Tópicos, capacidades e habilidades que serão avaliados
. Tópicos : Conjunto de competências a serem avaliadas.
. Competências: conjunto de habilidades explicitadas nos descritores.
Tópico 1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético
Competências :
. Identificação de letras do alfabeto.
. Uso adequado da página.
Tópico 2 – Apropriação do sistema alfabético
Competências :
∙ Aquisição de consciência fonológica.
. Reconhecimento da palavra como unidade gráfica.
. Leitura de palavras e pequenos textos.
Tópico 3 – Leitura : compreensão, análise e avaliação.
Competências :
∙ Localização de informações explícitas em textos.
. Interpretação de informações implícitas em textos.
∙ Coerência e coesão no processamento de textos.
. Avaliação do leitor em relação aos textos.
Tópico 4 – Usos sociais da leitura e da escrita.
Competências :
∙ Implicações do gênero e do suporte na compreensão de textos.
Tópico 5 – Produção escrita.
Competências :
. Escrita de palavras.
. Escrita de frases.
. Escrita de textos.
. Matriz de referência em leitura e escrita
Matriz de referência Tópicos, capacidades e habilidades que serão avaliados
. Tópicos : Conjunto de competências a serem avaliadas.
. Competências: conjunto de habilidades explicitadas nos descritores.
Tópico 1 – Reconhecimento de convenções do sistema alfabético
Competências :
. Identificação de letras do alfabeto.
. Uso adequado da página.
Tópico 2 – Apropriação do sistema alfabético
Competências :
∙ Aquisição de consciência fonológica.
. Reconhecimento da palavra como unidade gráfica.
. Leitura de palavras e pequenos textos.
Tópico 3 – Leitura : compreensão, análise e avaliação.
Competências :
∙ Localização de informações explícitas em textos.
. Interpretação de informações implícitas em textos.
∙ Coerência e coesão no processamento de textos.
. Avaliação do leitor em relação aos textos.
Tópico 4 – Usos sociais da leitura e da escrita.
Competências :
∙ Implicações do gênero e do suporte na compreensão de textos.
Tópico 5 – Produção escrita.
Competências :
. Escrita de palavras.
. Escrita de frases.
. Escrita de textos.
O trabalho com a leitura e a escrita
O ponto de partida deverá ser sempre o texto.Isso significa que as atividades de leitura e escrita deverão estar relacionadas com um determinado gênero textual, que deverá ser sempre o objeto de ensino, da escola.
Aos 8 anos, a criança já deverá conhecer e saber usar os gêneros textuais mais familiares como : listas, bilhetes, convites, avisos, notícias, anúncios, receitas culinárias e até outros menos familiares como : campanhas publicitárias, reportagens, etc.
Para que nosso aluno adquira a autonomia em leitura e escrita o professor deve:
. Planejar suas aulas, a partir do diagnóstico feito, ou seja, dedicar mais atenção às habilidades que seus alunos ainda não dominam;
. Direcionar seu trabalho em função das metas e objetivos que se deseja alcançar, portanto todas as atividades propostas devem estar em consonância com tais metas;
. Variar a forma de apresentar as atividades, de forma que as crianças saibam lidar, tanto com questões abertas, quanto com questões fechadas
. Apresentar aos alunos,sempre que possível, um conjunto de atividades para serem realizadas num determinado espaço de tempo ( 2 horas, por exemplo ), para que as crianças se habituem a trabalhar em situações de teste, como acontece nas avaliações censitárias;
. Ler o enunciado das questões apenas para os alunos que ainda não sabem ler
( habilidades descritas, especialmente nos tópicos 1 e 2 da matriz de referência );
. Deixar que as crianças leiam, com autonomia, o enunciado, o texto e as alternativas das questões de leitura, contidas, especialmente, nos tópicos 3 e 4 da matriz de referência;
. Comprometer-se de forma radical com a aprendizagem dos alunos, diagnosticando o que já sabem, avaliando-os com frequência e propondo atividades pedagógicas adequadas para sanar os problemas detectados, ao longo do semestre letivo.
. Acompanhar o diagnóstico dos alunos, realizado no início do semestre letivo e contribuir para a tomada de decisões em relação aos problemas detectados;
. Propor novas formas de organização das turmas, caso isso se faça necessário;
. Propiciar aos alunos que apresentam dificuldades em leitura e escrita um maior tempo e melhores condições de aprendizagem, seja agrupando-os em pequenos grupos, seja atendendo-os no contra-turno ou proporcionando a eles o contato com materiais autênticos de leitura e escrita, tais como: panfletos, livros de literatura, jornais, revistas, etc.
. Criar situações reais de contato com a leitura e a escrita, através de excursões a museus e parques, idas ao teatro e ao cinema, montagem de feiras de livros e outras atividades que permitam aos alunos uma aproximação real com o mundo da leitura e da escrita.
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